Dia do microempresário assinalado com rotas pelos micro-negócios

Por Revista Invest | 11 de dezembro, 2014
  • Negócios
    Conhecer melhor as microempresas é a proposta da ANDC (Foto Revista Invest/ Arquivo)
A segunda edição do Dia do Microempresário, que é assinalado no dia 13 (sábado),vai propor a visita a um conjunto de empreendedores, de várias cidades, numa iniciativa da Associação respetiva.

A Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC) organiza a segunda edição do Dia do Microempresário, que decorre em diversas cidades do país, no próximo sábado, dia 13. Trata-se de uma iniciativa que envolve cerca de 80 microempresários cujo negócio teve o apoio daquela estrutura associativa.

 

Pretende-se neste dia, alertar para a importância do microcrédito como ferramenta para a criação de emprego.

 

Este dia foi criado pela ANDC para, juntamente com as pessoas que recorrem ao microcrédito, celebrar a iniciativa de quem arriscou e criou o seu próprio negócio e que diariamente luta para o manter.

 

Recentemente, a ANDC elaborou um estudo que mostra que 33% dos negócios, criados com o seu apoio, através do microcrédito, continuam abertos após quatro anos de existência. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, relativos ao ano de 2008 [Empresas em Portugal 2012, INE, março 2014], e no que respeita às empresas individuais, ao fim de quatro anos a taxa de sobrevivência é de 23,2% e mais de metade das empresas não sobrevive para além de dois anos.

 

Há uma constante preocupação na sobrevivência destes micro-negócios que, embora criem apenas um ou dois postos de trabalho, são importantes para o desenvolvimento da economia local.

 

Este ano, a iniciativa Dia do Microempresário desafia o público a olhar para a rua onde mora e a descobrir os estes micro-negócios, propondo que comprem localmente e que deem atenção ao comércio de proximidade. Foram elaborados vários percursos que cruzam alguns negócios em várias zonas, que pode conhecer aqui. Há até um percurso para fazer em casa, através de micro-negócios exclusivamente online.

 

 

 

 

 

Para incentivar o empreendedorismo

 

 

A ANDC - Associação Nacional de Direito ao Crédito  é uma associação sem fins lucrativos, pioneira no microcrédito em Portugal, que atua gratuitamente no apoio a pessoas com capacidades empreendedoras para desenvolver um pequeno negócio, que necessitam de um empréstimo mas não o conseguem obter. A Associação presta apoio no processo de concessão de microcréditos, desde a preparação do plano de negócios até ao reembolso total.

 

A instituição nasceu com o objetivo da inclusão social através da via económica, implementando um novo conceito até então inexistente em Portugal, de luta contra o desemprego e incentivo ao empreendedorismo.

 

Atualmente a associação encontra-se em todo o território nacional, em sedes de concelhos, para prestar apoio gratuito aos cidadãos que não têm acesso ao crédito junto da banca, e que pretendem desenvolver uma atividade económica concreta, possam contrair através da intervenção da Associação, o respetivo financiamento junto de uma entidade bancária.

 

Para conhecer ou contactar a ANDC, pode encontrar mais informação no site.

 

 

ANDC, microempresário, crédito,

Partilhar

Destaque

Empresas familiares – por Manuel Liberal Jerónimo